Remonta possivelmente ao século XV.
A ponte foi durante muitos anos o único acesso à aldeia de Sanceriz. Recentemente foi construída uma nova ponte junto a esta, o que desviou todo o tráfego e contribui para a conservação efetiva do monumento.
Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Municipal desde 1990.
Em alvenaria de pedra, apresenta tabuleiro em cavalete assente em cinco arcos de volta perfeita, sendo o do meio maior. Tem um talha-mar a jusante. As guardas, em pedra, apresentam sinais de restauro. O pavimento é do tipo de calçada portuguesa.
Encontra-se sobre o rio Vale de Moinhos, no percurso atual de uma estrada municipal que se situa a cerca de duzentos metros da ponte que serve a EN 317, entre Vinhas e Izeda.
A Ponte é construída em alvenaria de cantaria de xisto, com cinco arcos de volta perfeita, sendo o arco central maior do que os restantes. As aduelas com
que foram construídos são estreitas placas de xisto aparelhadas. Tem talhamares que reforçam a estrutura, sendo cilíndrico o único que se encontra a jusante.
O tabuleiro é rampeado, fazendo cavalete sobre o maior e central arco, sendo delimitado por guardas construídas com pedras de xisto colocadas verticalmente. Encontra-se pavimentada com calçada portuguesa.
Este imóvel tem características tipológicas e construtivas semelhantes à Ponte de Gimonde e parece remontar a finais da Idade Média
Classificação
Interesse Municipal (IM) - Decreto n.º 29/90, DR, I Série, n.º 163, de 17-07-199

